Skip to main content

Cerrado nas Eleições

A carta-compromisso com o Cerrado e seus Povos, lançada no dia 6 de setembro pela Campanha Nacional em Defesa do Cerrado para as eleições de 2022, foi assinada por 72 candidatas e candidatos de diversas regiões do país. Desse total, 13 pessoas - 18% das candidaturas signatárias - foram eleitas. A Campanha espera que estes novos representantes da população garantam o empenho necessário para efetivar medidas cruciais para reverter o processo de ecocídio do Cerrado e genocídio de seus povos.

Confira, abaixo, a lista das 72 candidaturas que assinaram o compromisso, com indicação das 13 que foram eleitas:

Compromissos urgentes

O documento foi construído coletivamente a partir de uma coalizão de mais de cinquenta organizações da sociedade civil, movimentos sociais, representantes de comunidades tradicionais e povos indígenas do Cerrado. Em sintonia com o veredito do Tribunal dos Povos do Cerrado, a Carta apresenta 6 compromissos urgentes a serem assumidos por candidatas e candidatos e reúne propostas concretas para a defesa das vidas e dos territórios do Cerrado, incorporando as recomendações gerais para frear o Ecocídio do Cerrado, documento complementar da ação de incidência política.

"A ação é fruto de um esforço para levar ao debate político questões cruciais para reverter o processo em curso de ecocídio do Cerrado e genocídio de seus povos, que ficou evidenciado depois da sentença do Tribunal dos Povos do Cerrado", explica Joice Bonfim, secretária executiva da Campanha. A Carta-compromisso foi disponibilizada para ser assinada até dia 30 de setembro de 2022 por qualquer candidato ou candidata ao pleito no âmbito legislativo e executivo, a nível estadual ou federal.

Conheça a carta-compromisso

As candidaturas assinaram a Carta-compromisso com o Cerrado e seus povos e o anexo com as Recomendações Gerais para frear o Ecocídio do Cerrado. Conheça clicando nos links abaixo:

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado agradece as candidatas e os candidatos signatários pelo compromisso! Estaremos atentas e atentos, em comunicação com os parlamentares eleitos, para monitorar e contribuir com a construção de ações e medidas que defendam as vidas e os territórios dos povos do Cerrado nas casas legislativas do país e no Congresso Nacional.

É tempo de fazer acontecer a Justiça que brota da Terra!