Skip to main content

Você conhece o Cerrado?

Segunda maior região ecológica da América do Sul e savana mais biodiversa do planeta, o Cerrado é o berço das águas e de muitos povos e culturas. Mais da metade de sua cobertura vegetal foi devastada para dar lugar, sobretudo, a monocultivos e pastagens para o agronegócio. Precisamos parar a devastação e transformar essa realidade. Conheça mais sobre o Cerrado e seus povos para se engajar na sua defesa!

Legenda

Área Cerrado

cerrado transição

Matopiba

Rios

  • Foto: Thomas Bauer

  • Foto: Bruno Santiago

  • Dagmar Talga

  • Foto: Ingrid barros

  • Gui Gomes

Povos do Cerrado

Os povos do Cerrado são diversos. São indígenas de tronco Jê (como os Xerente, Xakriabá, Apinajé e Xavante), mas também Tupi-Guarani (como os Guarani e Kaiowá) e Arawak (como os Terena e os Kinikinau). São comunidades quilombolas, como os Kalunga, os jalapoeiros e centenas de outras pelos sertões do Cerrado. São comunidades tradicionais, tão diversas como o próprio Cerrado e que têm suas vidas entrelaçadas nas árvores e plantas, bichos, chapadas, vales e águas da região, como as quebradeiras de coco-babaçu, raizeiras, geraizeiras, fecho de pasto, apanhadoras de flores sempre-vivas, benzedeiras, retireiras, pescadoras artesanais, vazanteiras e pantaneiras. São, ainda, os assentados e assentadas de reforma agrária e outras populações de base camponesa.

Se ainda há Cerrado em pé é porque esses povos estão com os pés no chão do Cerrado, lutando para permanecer em seus territórios. E é por isso que não existe defesa do Cerrado sem a defesa dos territórios do Cerrado, onde esses povos conservam e multiplicam a rica biodiversidade da savana brasileira por meio de saberes e práticas que vão se transformando, sendo desenvolvidos e continuamente testados, adaptados e reinventados por meio do manejo consciente das paisagens, ao longo de inúmeras gerações, e por isso mesmo são resilientes, diversos e apropriados a cada lugar. Essa conexão entre tradição e inovação — em meio a uma profunda crise ecológica mundial e mesmo após décadas de devastação do Cerrado pelo agronegócio monocultural — está entre os maiores legados dos povos do Cerrado, partilhando horizontes de vida, agora, e para o futuro.

Fonte: Diana Aguiar e Helena Lopes (Orgs.). Saberes dos Povos do Cerrado e Biodiversidade. Rio de Janeiro: Campanha em Defesa do Cerrado e ActionAid Brasil, 2020.


Terra e Território

Os modos de vida dos diversos povos indígenas e comunidades tradicionais do Cerrado constituíram territórios sustentáveis, que combinam a manutenção do Cerrado em pé e saberes e fazeres que atravessam gerações. Esse encontro ancestral entre culturas e manejos da paisagem se traduz em uma diversidade de territorialidades.

É assim que o Cerrado se constituiu no coração pulsante de diversas culturas indígenas que por meio de seus trânsitos, cultivaram as paisagens e riquezas do Cerrado desde muito tempo antes da invasão colonial. Também ali, nos sertões do Cerrado, as comunidades quilombolas constituíram territórios de liberdade no enfrentamento à escravidão, conjugando sua ancestralidade africana em modos de vida marcados pelo bem-viver e a felicidade guerreira. No encontro das tradições indígenas, afrodescendentes e de populações migrantes europeias pobres, foram se constituindo comunidades e práticas, com territorialidades específicas em diálogo com as paisagens do Cerrado. Memórias presentes que nos conduzem aos  fazeres das raizeiras e quebradeiras de coco-babaçu que desafiam ideias convencionais de território ao manejar paisagens repletas de plantas medicinais e babaçuais muito além de suas terras de posse direta. Povos e paisagens se complementam, como  as chapadas e os vales, que marcaram e foram moldados pelas formas de ser e de viver de comunidades diversas como as geraizeiras, fecho de pasto e apanhadoras de flores sempre-vivas. Da mesma forma, os modos de vida das comunidades vazanteiras, retireiras, pantaneiras e de pescadores artesanais, que habitam as ilhas e beira de rios que nascem no Cerrado, moldaram e foram moldados pelo movimento dessas águas.

Essas territorialidades diversas persistem e se reinventam nos interstícios da brutal expansão da fronteira agrícola e minerária, que já devastou mais da metade da cobertura do Cerrado, promovendo conflitos por terra, violência e expulsões. De um total de 7.353 localidades onde, entre 2003 e 2018, ocorreram conflitos por terra no campo brasileiro, 40,5% delas estavam nos Cerrados e suas zonas de transição. Diante desses conflitos, a luta pela terra tem sido contínua.

Nesse processo de r-existência, os povos e comunidades conquistaram o reconhecimento de seus direitos territoriais e de diversas modalidades fundiárias - como as terras indígenas, territórios quilombolas, territórios de fechos de pasto, assentamentos de reforma agrária etc. - mas a realização desses direitos ainda é um horizonte de luta constante e central na defesa do Cerrado.

Fonte:

Diana Aguiar e Helena Lopes (Orgs.). Saberes dos Povos do Cerrado e Biodiversidade. Rio de Janeiro: Campanha em Defesa do Cerrado e Action Aid Brasil, 2020.

Carlos Walter Porto-Gonçalves. Dos Cerrados e de suas riquezas: de saberes vernaculares e de conhecimento científico. Rio de Janeiro e Goiânia: FASE e CPT, 2019.

"CHEGOU GENTE COM PAPEL NA MÃO DIZENDO QUE ÉRAMOS DONAS DE NOSSA TERRA, PORQUE SEMPRE VIVEMOS E TRABALHAMOS AQUI"

Dona Almerinda

Camponesa da Comunidade do Chupé (PI)

Águas do Cerrado

Nas chapadas e planaltos do Brasil Central, as raízes profundas da vegetação dominante típica do Cerrado promovem a infiltração das águas das chuvas, constituindo a mais importante área de recarga hídrica do país, o que lhe valeu o apelido de "caixa d'água do Brasil". Como resultado, sob o Cerrado se encontram os dois principais aquíferos do país - o Guarani e o Urucuia-Bambuí. Nesse Cerrado berço das águas também nascem importantes rios do Brasil e do continente sul-americano – o Paraguai e seus formadores (entre eles o Cuiabá, o São Lourenço e o Taquari); o Paraná e seus formadores (entre eles o Paranaíba); o São Francisco, o Doce, o Jequitinhonha, o Parnaíba, o Itapecuru, o Tocantins, o Araguaia, o Tapajós, o Xingu, além de vários afluentes do rio Madeira.  As duas maiores extensões de terras continentais alagadas do planeta – o Pantanal e os “varjões” do Araguaia – têm também sua dinâmica hidrológica relacionada aos Cerrados e suas chapadas.

O desmatamento das chapadas para dar lugar a monocultivos  de soja tem destruído esse sistema hidrológico, com consequências dramáticas. Ao mesmo tempo, em diversas partes do Cerrado e suas zonas de transição, os povos e comunidades enfrentam a apropriação, contaminação, exaustão, assoreamento e barramento dos rios e águas pelos grandes projetos da mineração, agronegócio, portos e outros empreendimentos logísticos, usinas hidrelétricas e aquicultura. 

Na Campanha, um importante lema  é “Sem Cerrado, sem água, sem vida”, um dizer que carrega a ideia-força de que a conservação do Cerrado é sinônimo de vida, tanto dos povos indígenas e comunidades tradicionais que ali habitam, quanto pelas conexões que permitem que as águas aí nascidas possam saciar a sede e garantir produção de alimentos livres de agrotóxicos, transgênicos e conflitos socioambientais no próprio Cerrado e em outras regiões e cidades banhadas por suas águas. Defender o Cerrado é defender suas águas, uma luta urgente e fundamental.

Fonte:

Carlos Walter Porto-Gonçalves. Dos Cerrados e de suas riquezas: de saberes vernaculares e de conhecimento científico. Rio de Janeiro e Goiânia: FASE e CPT, 2019.

Diana Aguiar e Helena Lopes (Orgs.). Saberes dos Povos do Cerrado e Biodiversidade. Rio de Janeiro: Campanha em Defesa do Cerrado e Action Aid Brasil, 2020.


Sociobiodiversidade

O Cerrado é a  savana mais biodiversa do mundo, chegando a abrigar cerca de 5% da diversidade biológica do planeta. Ao mesmo tempo, os primeiros habitantes dessa imensa região ecológica, os povos da Tradição Itaparica, remontam a entre 15.000 a 12.000 anos antes do presente e já transitavam e se adaptavam aos dois principais componentes da paisagem do Cerrado – as chapadas e os vales. Os povos indígenas e tradicionais, com seu saber-fazer enraizado nas paisagens cerradeiras, são herdeiros dos saberes tradicionais que guiam, há inúmeras gerações, o manejo das matas e paisagens.

São esses povos que fazem do pequi, do babaçu, do buriti e tantos outros frutos do Cerrado a base de alimentos e geração de renda. Que usam a palha do babaçual e do buritizal, o capim dourado, as flores sempre-vivas e tantos outros elementos na feitura de belos artesanatos. Que conhecem as plantas medicinais e realizam diversos ofícios de cura e benzimento. Que sabem realizar a pesca e a roça no ritmo das cheias e vazantes dos rios. Que sabem o manejo e a roça apropriada para cada agroecossistema. Que sabem manejar os pastos naturais com gado criado entre os vales e os gerais. Que cuidam dos lugares sagrados de morada dos Encantados. E é com o protagonismo desses povos que a Campanha se fortalece e se enraíza nos chãos dos sertões.

Assim, as paisagens onde a biodiversidade do Cerrado vibra patrimônios históricos e socioculturais, fruto da convivência e cuidado dos povos com o Cerrado.

Fonte:

Diana Aguiar e Helena Lopes (Orgs.). Saberes dos Povos do Cerrado e Biodiversidade. Rio de Janeiro: Campanha em Defesa do Cerrado e ActionAid Brasil, 2020.

Altair Sales Barbosa. Andarilhos da Claridade: os primeiros habitantes do Cerrado. Goiânia: Universidade Católica de Goiás. Instituto do Trópico Subúmido, 2002. 416 p.


Territórios do Cerrado

Os modos de vida dos diversos povos indígenas e comunidades tradicionais do Cerrado constituíram territórios sustentáveis, que combinam a manutenção do Cerrado em pé e saberes e fazeres que atravessam gerações. Esse encontro ancestral entre culturas e manejos da paisagem se traduz em uma diversidade de territorialidades.

É assim que o Cerrado se constituiu no coração pulsante de diversas culturas indígenas que por meio de seus trânsitos, cultivaram as paisagens e riquezas do Cerrado desde muito tempo antes da invasão colonial. Também ali, nos sertões do Cerrado, as comunidades quilombolas constituíram territórios de liberdade no enfrentamento à escravidão, conjugando sua ancestralidade africana em modos de vida marcados pelo bem-viver e a felicidade guerreira. No encontro das tradições indígenas, afrodescendentes e de populações migrantes europeias pobres, foram se constituindo comunidades e práticas, com territorialidades específicas em diálogo com as paisagens do Cerrado. Memórias presentes que nos conduzem aos  fazeres das raizeiras e quebradeiras de coco-babaçu que desafiam ideias convencionais de território ao manejar paisagens repletas de plantas medicinais e babaçuais muito além de suas terras de posse direta. Povos e paisagens se complementam, como  as chapadas e os vales, que marcaram e foram moldados pelas formas de ser e de viver de comunidades diversas como as geraizeiras, fecho de pasto e apanhadoras de flores sempre-vivas. Da mesma forma, os modos de vida das comunidades vazanteiras, retireiras, pantaneiras e de pescadores artesanais, que habitam as ilhas e beira de rios que nascem no Cerrado, moldaram e foram moldados pelo movimento dessas águas.

Essas territorialidades diversas persistem e se reinventam nos interstícios da brutal expansão da fronteira agrícola e minerária, que já devastou mais da metade da cobertura do Cerrado, promovendo conflitos por terra, violência e expulsões. De um total de 7.353 localidades onde, entre 2003 e 2018, ocorreram conflitos por terra no campo brasileiro, 40,5% delas estavam nos Cerrados e suas zonas de transição. Diante desses conflitos, a luta pela terra tem sido contínua.

Nesse processo de r-existência, os povos e comunidades conquistaram o reconhecimento de seus direitos territoriais e de diversas modalidades fundiárias - como as terras indígenas, territórios quilombolas, territórios de fechos de pasto, assentamentos de reforma agrária etc. - mas a realização desses direitos ainda é um horizonte de luta constante e central na defesa do Cerrado.

Fonte:

Diana Aguiar e Helena Lopes (Orgs.). Saberes dos Povos do Cerrado e Biodiversidade. Rio de Janeiro: Campanha em Defesa do Cerrado e Action Aid Brasil, 2020.

Carlos Walter Porto-Gonçalves. Dos Cerrados e de suas riquezas: de saberes vernaculares e de conhecimento científico. Rio de Janeiro e Goiânia: FASE e CPT, 2019.

"Nós, seres humanos, que vivemos nas matas, nós somos a biodiversidade"

Socorro Teixeira

Quebradeira de Coco-Babaçu do Bico do Papagaio (TO)

Matopiba

Especialmente desde a ditadura empresarial-militar (1964-1985) a expansão da fronteira agrícola sobre o Cerrado foi promovendo o desmatamento da vegetação nativa, a apropriação privada da terra e a violência no campo. Em algumas regiões de fronteira mais antiga - como no Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e mesmo partes de São Paulo onde havia cobertura de Cerrado - a devastação acumulada da savana é extrema.

A partir da década de 2000, com o chamado “​boom das commodities​” e, após 2015, com a criação do Plano de Desenvolvimento Agrícola (PDA) Matopiba, esse processo ganha novos e específicos contornos. O Matopiba é uma região delimitada para fins de planejamento governamental, envolvendo o Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e tratada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) como "a grande fronteira agrícola da atualidade", ou seja, espaço para a expansão do agronegócio, ignorando os territórios dos povos do Cerrado e os fortes conflitos gerados por essa expansão. A área delimitada possui aproximadamente 73 milhões de hectares de Cerrado brasileiro. São nos  territórios tradicionais, por sua vez, onde se  encontram os remanescentes de Cerrado mais bem preservados no Matopiba - tanto nos vales e baixões, como nas chapadas.

A invisibilização deliberada dos povos indígenas, comunidades quilombolas e tradicionais do Cerrado é parte essencial da estratégia de avanço da fronteira. O PDA Matopiba, por exemplo, indica a presença de povos indígenas e comunidades tradicionais apenas nos territórios que naquela altura estavam demarcados e titulados, situação de absoluta minoria dos territórios. Deste modo, excluiu milhares de comunidades indígenas, quilombolas, geraizeiras, de fechos e fundos de pasto etc. já reconhecidas ou em fase de reconhecimento, demarcação e titulação. O agronegócio não expande sua área plantada sobre territórios vazios, mas com a apropriação ilegal de vales, rios, veredas, brejos e chapadas, tradicionalmente ocupados por comunidades rurais.

Com predomínio da posse em relação à propriedade, estes territórios vêm sendo ilegalmente levados a registro nos cartórios como propriedades particulares pelo menos desde os anos 1960. Não se faz a expansão da fronteira agrícola do agronegócio nesta região sem operar múltiplos esquemas de grilagem de territórios tradicionalmente ocupados e/ou terras públicas devolutas. O objetivo da grilagem é justamente incorporá-las ao lucrativo mercado de terras. Ampliar a dimensão da área plantada sobre esses territórios resulta necessariamente na conversão da vegetação nativa em novas áreas para o monocultivo. É por isso que as comunidades do Cerrado gritam: "Não ao Matopiba!"

Fonte:

Joice Bonfim, Debora Assumpção, Juliana Borges, Mauricio Correia e Silvia Helena Coelho. Legalizando o ilegal: legislação fundiária e ambiental e a expansão da fronteira agrícola no Matopiba. Salvador: AATR, 2020.

Ilustrações: Estúdio Massa
Fotos: Welligton Douglas, Bruno Santiago, Edson Prudencio, Dagmar Talga, Gui Gomes, Ingrid Barros, Thomas Bauer.