Skip to main content

Série "Eco-Genocídio no Cerrado" - 15 Fascículos

No dia 22 de Março de 2023, a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado lança uma série de 15 fascículos com os 15 casos de violações contra povos e comunidades tradicionais de oito estados do Brasil analisados pelo Tribunal Permanente dos Povos (TPP) em Defesa dos Territórios do Cerrado. Em 10 de julho de 2022, o júri do TPP apresentou seu veredito, condenando pelos crimes de Ecocídio do Cerrado e genocídio de seus povos o Estado Brasileiro, governos nacionais e estrangeiros, além de entidades, órgãos e empresas nacionais e internacionais. Os 15 fascículos, revisados e atualizados, fazem parte da série "Eco-genocídio no Cerrado", produzido pela Campanha e que terá, ainda este ano, outras duas publicações lançadas.

Os casos se concentram nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí e Tocantins, e foram detalhados ao longo do processo das Audiências Temáticas do TPP entre 2021 e 2022, e durante sua Audiência Final, em julho do ano passado. Os 15 casos são representativos de territórios em conflito, e foram selecionados a partir de um amplo processo, envolvendo lideranças comunitárias, movimentos sociais e organizações de assessoria popular. Não se tratou de buscar o ecocídio e o genocídio em casos específicos – embora estes sejam sua expressão mais concreta -, mas de compreender, a partir dos casos representativos, a sistematicidade geográfica (em todo o Cerrado) e temporal (no último meio século) do crime de ecocídio do Cerrado e do genocídio dos seus povos.

Os fascículos estão disponíveis online para download em versão digital, mas também terão uma versão impressa que será entregue aos povos indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais que tiveram suas histórias contadas nas publicações. O objetivo é que o material sirva como instrumento de luta, incidência e memória para as comunidades em suas ações perante órgãos públicos, governos e representantes do sistema de Justiça, como ministérios e defensorias públicas. Os fascículos em formato digital serão enviados aos ministérios do Meio Ambiente, dos Povos Indígenas e de Direitos Humanos, além de universidades públicas, grupos de pesquisa, ministérios e defensorias públicas e secretarias de meio ambiente dos Estados por onde se estende o Cerrado.

FAÇA DOWNLOAD DOS FASCÍCULOS ABAIXO

1. Povos Indígenas Guarani e Kaiowá e Kinikinau

2. Camponeses do Assentamento de Reforma Agrária Roseli Nunes

3. Território Tradicional Retireiro Mato Verdinho

4. Comunidade Camponesa de Macaúba

5. Comunidade Cachoeira do Choro

6. Veredeiros do Norte de Minas Gerais

7. Comunidades Geraizeiras do Vale das Cancelas

8. Territórios Tradicionais de Fundos e Fechos de Pasto do Oeste da Bahia

9. Comunidades Tradicionais Geraizeiras do Vale do Rio Preto

10. Ribeirinhos / Brejeiros do Chupé e Indígenas Akroá Gamella do Vão do Vico

11. Povos Indígenas Krahô-Takaywará e Krahô Kanela

12. Território Tradicional da Serrado Centro

13. Quebradeiras de Coco-Babaçu e Agricultores Familiares do Acampamento Viva Deus

14. Comunidades Quilimbolas de Cocalinho e Guerreiro

15. Território Tradicional do Cajueiro