Skip to main content

Afinal, o que são as nascentes?

por Amanda Costa, da Comissão Pastoral da Terra (CPT)
 
 

Para entender de onde vem essa água, primeiro é preciso saber que a água existente no planeta não aumenta nem diminui. Ela se movimenta em ciclos, modificando seu estado. Este caminho percorrido é chamado de ciclo hidrológico. A água evaporada do solo, dos mares, dos lagos e rios, é transpirada pelos animais e plantas e por ação do calor e do vento, se transformam em nuvem. Essas nuvens dão origem à precipitação, popularmente conhecida como chuva. Uma parte dessa chuva se infiltra no solo, outra escorre sobre a terra retornando para os lagos, rios e mares. A água da chuva que se infiltra no solo abastece o lençol freático que se acumula em função de estar sobre uma camada impermeável.

Conhecendo os ciclos da água

A água que os seres vivos utilizam para sua subsistência, percorre um longo e complexo caminho até estar disponível a todos. Esta movimentação ou caminho que ela percorre é cientificamente conhecido como ciclo da água. O ciclo das águas possuem várias etapas e sofre influência direta das atividades humanas nas suas ações de convivência e subsistência com o meio-ambiente, podendo estes, alterá-los de forma benéfica ou prejudicial.

O banho que tomamos, a água que bebemos e que sacia a sede dos animais, até mesmo a água que irriga as plantas, se usada de maneira correta, mantém o equilíbrio da natureza. Entretanto, sendo usada de forma incorreta, causa alterações prejudiciais e às vezes irreversíveis no equilíbrio da natureza. 

A água que alimenta as nascentes vem do lençol freático, localizado abaixo do solo cultivável. Cada vez que desmatamos e promovemos a impermeabilização e compactação do solo por construção de cidades ou mesmo práticas incorretas de cultivos nas áreas rurais, estes fatores interrompem o ciclo hidrológico. Para garantir a quantidade e qualidade da água das nascentes devemos manter a vegetação natural no entorno delas, ou seja, nos cursos de água e encostas e tomar alguns cuidados no uso e preparo do solo para diminuir a velocidade das enxurradas e aumentar a infiltração no solo, garantindo a alimentação dos lençóis freáticos que suprem as nascentes.

Tipos de Nascentes

Nascente sem acúmulo inicial – quando o afloramento de água ocorre em um terreno com declínio. Este tipo de nascente geralmente tem afloramento pontual com significativo volume de água formando cursos de água.

Nascente com acúmulo inicial – quando o afloramento de água ocorre em terreno plano e impermeável formando um lago. Este tipo de nascente tem afloramento difuso, ou seja, possui um grande número de pequenas nascentes espalhadas por todo o terreno. Ocorrem principalmente nos brejos e matas localizadas em depressões.


Fonte: Cartilha da CPT Goiás - Recuperação e Preservação de Nascentes de água: Fonte de Vida. 2009.

Imagens: CPT / Foto destaque: Andressa Zumpano

Povos e comunidades, Sociobiodiversidade, Águas