Skip to main content

O Cerrado brasileiro e a importância para a água da América do Sul

Por Bianca Pyl, Campanha Nacional em Defesa do Cerrado 
Fotos: João Zinclar

O Cerrado é a savana com maior biodiversidade do planeta e sua importância está além da variedade de fauna e flora, das centenas de espécies exclusivas do bioma. Sua relevância se estende a outros países da América do Sul, porque é em seu espaço territorial que se encontram as nascentes das três maiores bacias hidrográficas do continente: Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata. Trata-se da única savana do planeta dotada de rios perenes.

As bacias hidrográficas que têm sua origem no Cerrado abastecem cerca de 40% da população brasileira e parte da população da Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. A Bacia Platina, que abriga o início das bacias do Paraná e do Paraguai, por sua vez, é também resultante de águas que surgem no Cerrado. Essas bacias juntam-se e formam a rede de drenagem que envolve o Rio da Prata, um dos mais importantes da América do Sul.

Rio São Francisco Serra da Canastra mg 1024x680

Foto do Rio São Francisco em Januaria (MG) – João Zinclar (direitos reservados)


Além disso, a vegetação do Cerrado também auxilia na captação das águas das chuvas para o abastecimento do Aquífero Guarani, o segundo maior reservatório subterrâneo de água no mundo, abrange 1.200.000 km2 em áreas densamente povoadas do Sudoeste do Brasil e se estende ao Paraguai, Argentina e Uruguai.

O Cerrado atua como elo entre quatro dos seis biomas do Brasil: Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal – todos considerados Patrimônio Nacional – e Caatinga. No caso do Pantanal – maior área alagável do mundo – 100% da sua água têm origem no Cerrado. Apesar de estar concentrado no Brasil, o Pantanal também avança pela Bolívia e Paraguai. Mais uma vez, o Cerrado mostra-se estratégico para outros biomas e países.

Rios Voadores

Os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”, formados por massas de ar carregadas de vapor de água e são propelidos pelos ventos.

A umidade que vem do oceano Atlântico, encontra a barreira natural formada pela Cordilheira dos Andes e “desce” para a região mais central da América do Sul. Alguns pesquisadores acreditam que esse fluxo depende da cobertura vegetal do Cerrado para que ocorram as ondas sucessivas de precipitação e evapotranspiração. A Amazônia tem papel importante, mostrando que todos os biomas cumprem um papel no equilíbrio ambiental como um todo.

A rápida conversão do Cerrado em pastagens e lavouras e outras monoculturas colocam em risco  toda a biodiversidade desse bioma. Outra consequência do desmatamento é a liberação de todo o carbono que é armazenado na vegetação do bioma, com isso se agravam os efeitos do aquecimento global. Por sua importância estratégica, o Cerrado precisa ser considerado Patrimônio Nacional, por meio da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 504, defendida pela Campanha Nacional em Defesa do Cerrado.

49 cerrado

Foto na região sudeste do Piauí – Rosilene Miliotti/FASE



A importância estratégica do Cerrado para a conservação dos recursos hídricos afeta a todos, populações urbanas e rurais, do Brasil inteiro e de diferentes países da América do Sul. Mas não podemos nos esquecer daqueles que historicamente vivem no bioma e lutam para salvaguardá-lo: os povos do Cerrado.Os modos de vida desses povos e comunidades tradicionais – indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, vazanteiros, geraizeiros e muitos outros – devem ser respeitados, e o seu direito ao acesso a terra e água deve ser efetivado. Esses povos, que são diariamente expulsos pelos grandes projetos do agronegócio, são os verdadeiros guardiões do Cerrado e da água que consumimos.

Fontes: Embrapa, CEPF, FapespThe GuardianMMA

Sociobiodiversidade, Águas