Skip to main content

Coordenação ampliada da Campanha em Defesa do Cerrado se reúne no dia 28 de setembro

No dia 28 de setembro a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado reuniu sua coordenação ampliada para mais um encontro de avaliação e articulação. Organizações, movimentos sociais e representantes de povos indígenas e comunidades tradicionais do Cerrado participaram do espaço, que aconteceu em formato virtual por conta da pandemia.

A reunião, que contou com a presença de mais de 60 pessoas, proporcionou aos participantes momentos para rememorar e avaliar as últimas atividades da Campanha no âmbito do Tribunal Permanente dos Povos (TPP) em Defesa dos Territórios do Cerrado, bem como discutir e articular coletivamente os próximos passos da ação.

Samuel Caetano, integrante da Campanha em Defesa do Cerrado e representante do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM), destacou a importância da realização dos espaços de construção coletiva do Tribunal dos Povos do Cerrado. “Apesar da devastação, de nosso país estar pegando fogo, literalmente, estar em comunhão com vocês, com tantas organizações aqui presentes, nos propicia um sentimento de esperança, que não podemos perder de vista”, ressalta.

A colaboradora do Conselho do Indigenista Missionário (Cimi) no Tocantins e também membra da Campanha, Laudovina Pereira, fez memória do lançamento e do processo de construção do Tribunal. “Foi um evento lindo, rico e de construção participativa, que incluiu as comunidades e as organizações integrantes da Campanha desde o início. O Tribunal é vida, é a vida dos povos e das comunidades, por isso precisamos prosseguir com o trabalho para proporcionar ainda mais a participação das comunidades”, finaliza Pereira.

Para saber mais sobre as ações e conferir a programação de atividades do Tribunal dos Povos do Cerrado, acesse o site: https://tribunaldocerrado.org.br/

Confira, abaixo, o vídeo que apresenta um resumo do que foi lançamento do TPP:

Povos e comunidades