Skip to main content

Nota de pesar pela morte do ícone da cultura quilombola do Jalapão (TO) Maurício do Mumbuca

Morreu no dia 02/10, em decorrência de complicações da Covid-19, o compositor, poeta e cantor quilombola Maurício do Mumbuca, do quilombo Mumbuca, município de Mateiros, Jalapão, região do cerrado tocantinense. Maurício é uma das grandes referências culturais do Tocantins, e lutou pela difusão da cultura e modos de vida quilombola, chegando a viajar pelo país apresentando sua arte.

Do avô, seu Antônio, Maurício herdou o talento para produzir e tocar a viola de buriti. Na década de 1940 seu Antônio criou o instrumento, semelhante a uma rabeca, precursora do violino. Maurício adaptou o instrumento para tocá-lo como viola.

A produção do instrumento é artesanal. Suas quatro cordas são linhas de pesca; o corpo é de buriti, palmeira encontrada em abundância nas beiras dos rios de Mateiros. A afinação é natural, como dizia Maurício.

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado presta solidariedade à família, amigos e conhecidos de Maurício do Mumbuca, e a todas as comunidades quilombolas e povos tradicionais que têm nele referências, afetos e raízes ancestrais.


Informações: Maju Cotrim, da Gazeta do Cerrado / Foto: Divulgação

Povos e comunidades