Skip to main content

Documentário ‘Sertão Serrado’ abre Mostra de Lançamento Nacional do FICA, em Goiás

Sertão Serrado, curta de 30 minutos, abriu a Mostra de Lançamento Nacional da 18º edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), que ocorre anualmente na Cidade de Goiás, antiga capital do estado de Goiás. “Junto à Campanha em Defesa do Cerrado, esse documentário é mais um método de conscientização”, destaca Dagmar Talga, diretora da produção.

(Por Elvis Marques, CPT e Coletivo de Comunicação do Cerrado)

O filme é uma produção da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Essá Filmes, com apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e do Gwatá – Núcleo de Agroecologia e Educação no Campo da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Mas a Campanha que Dagmar se refere foi lançada, também durante o festival, no último dia 17, e tem como tema “Cerrado, berço das águas: Sem Cerrado, Sem Água, Sem Vida”O documentário, iniciado em 2015, integra a Campanha.

Participaram da mesa de debates, após o lançamento da produção, o indígena Antônio Apinajé, o ator Eduardo Tornaghi e Isolete Wichinieski, da CPT – uma das organizações que compõe a Campanha em Defesa do Cerrado, são 36 até o momento.

Acesse o documentário: Sertão Serrado

“Eu acabei de ver o filme e estou impactado com as cenas e os discursos”, disse, no início do debate, Eduardo Tornaghi, que contribuiu com a narração do documentário. “É a minha praia”, brincou ele, que é um dos artistas do Movimento Humanos Direitos (MHuD). “Cada ser humano tem de se colocar dentro disso [na luta pela vida e meio ambiente, não só porque é nossa vida que está em jogo, é a nossa alma", afirmou.

“Eu, aqui na Cidade de Goiás, quero lembrar Dom Tomás Balduino e falar de esperança. Um dia ele falou ‘A esperança não é a última que morre. A esperança é a única que nunca morre”, lembrou, durante debate, Antônio Apinajé. “Mas eu quero denunciar hoje que os indígenas e as comunidades tradicionais estão sob um fogo pesado dos poderosos. Isso vem do Congresso Nacional, do agronegócio, dos políticos, empresários”, denuncia. Ao fim Antônio questiona: “Eu tenho minha família, meus filhos, meus netos, e fico pensando que futuro eles terão diante de toda essa destruição”.

Informações técnicas

País: Brasil

Duração: 30 minutos

Sinopse: O filme integra a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado “Cerrado, berço das águas: Sem Cerrado, Sem Água, Sem Vida”, retratando o Cerrado brasileiro e a resistência dos povos tradicionais e originários, além dos conflitos agrários, o avanço da monocultura intensiva de grãos, a pecuária extensiva e os grandes empreendimentos hidrográficos e minerais. Diante do intenso processo de degradação dos bens naturais do Cerrado, o filme indica também, a partir dos conhecimentos científicos e populares, caminhos para a conservação deste bioma, especialmente da água, e para a construção de uma nova relação do povo que o habita.

Release