Skip to main content

Parlamentares manifestam apoio à proteção do Cerrado e da Caatinga durante entrega da nota técnica sobre a PEC 504

De 28 a 31 de agosto, a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) estiveram em Brasília e deram início à articulação pela aprovação da PEC 504, que transforma a Caatinga e o Cerrado em patrimônios do Brasil.

Integrantes da Campanha em Defesa do Cerrado, ASA, Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais (AATR) e Comissão Pastoral da Terra (CPT) entregaram aos deputados e deputadas a  nota técnica sobre a PEC 504, assinada por mais de 50 entidades de todo o país, e que apresenta o panorama de urgência de aprovação da PEC para a proteção das duas regiões ecológicas e de seus povos.

Diversos parlamentares manifestaram apoio à proteção do Cerrado e da Caatinga e da sociobiodiversidade desses biomas: Jaques Wagner (PT-BA), Zeca Dirceu (PT-PR e líder do partido na Câmara), Erika Kokay (PT-DF), Nilto Tatto (PT-SP), Valmir Assunção (PT-BA), Jorge Solla (PT-BA), Carlos Veras (PT-PE), Padre João (PT-MG), Camila Jara (PT-MS), Célia Xakriabá (PSOL-MG), Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Chico Alencar (PSOL-RJ), Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), Lidice da Mata (PSB-BA), Flavia Morais (PDT-GO), Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

foto 2

As entidades também cumpriram agenda no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e estiveram em reunião junto à Secretaria Geral da Presidência, com a Secretária-Executiva Maria Fernanda Ramos Coelho e a assessora Michela Calaça. O último encontro foi na Secretaria de Relações Institucionais, com Sérgio Alberto Dias, chefe de gabinete.

Durante os encontros nos gabinetes,  também foi divulgada a petição que reivindica a proteção do Cerrado e da Caatinga pela Constituição Federal. Hoje, com mais de meio milhão de assinaturas, o abaixo-assinado é a principal ferramenta de mobilização da campanha “Cerrado e Caatinga, patrimônios do Brasil: riqueza presente, herança futura”, que será lançada no próximo dia 11 de setembro, Dia do Cerrado. O objetivo é que a petição atinja um milhão de adesões.

Assine a petição e confira a nota técnica aqui: http://change.org/aprovapec504


 Fotos: Morgana Damásio (AATR)

Povos e comunidades, Sociobiodiversidade