Dia das Águas, dia de lutas: Organizações realizam atividades virtuais entre 22 e 26 de março
No dia 22 de março celebra-se o Dia Mundial da Água. Para marcar a data, organizações e movimentos vinculados à Campanha Nacional em Defesa do Cerrado realizam uma série de atividades. Aulas abertas, transmissões virtuais e lançamento de conteúdos especiais fazem parte da programação. Confira, abaixo, a lista completa:
22 de março
Bate-papo virtual "Comunidades de Fechos de pasto e seus modos de vida: cuidando da terra e das águas"
Realização: Campanha #TôFechadoComOsFechos, AATR e Comissão Pastoral da Terra - Bahia
Data e horário: 22/03, às 18h30 (horário de Brasília)
Onde assistir: Youtube da AATR e perfis no Facebook da AATR e Comissão Pastoral da Terra Bahia (CPT-BA)
Para celebrar o dia mundial da água(22), fecheiros/as do oeste baiano, reconhecidos como povos guardiões do Cerrado, se reúnem no bate-papo virtual “Comunidades de Fechos de pasto e seus modos de vida: cuidando da terra e das águas”. O evento acontece às 18h30 e será transmitido pelo Youtube da AATR e pelos perfis no Facebook da AATR e Comissão Pastoral da Terra Bahia (CPT-BA). Na ocasião, será lançada a campanha “TôFechadoComOsFechos fecho com os fechos”, que nasce com a proposta de fortalecer a identidade dos fechos e denunciar as violências que essas comunidades estão vivenciando.
22 de março a 26 de março
Semana das Águas: Aulas públicas e homenagens às lutas em defesa do nosso bem comum
Realização: FASE | Onde: A transmissão ao vivo acontece via Youtube da FASE. Confira os links na programação abaixo.
Programação
22/03, 10h – ÁGUA NAS ESCOLAS | DIA MUNDIAL DA ÁGUA: SEGURANÇA HÍDRICA E OS DESAFIOS DA JUVENTUDE FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A PANDEMIA COVID-19. Mediadoras: Samira Vidal, professora do Colégio Estadual Alcebíades Schwartz, e Alessandra Bichara, professora do Colégio Estadual Nilo Peçanha. Inscreva-se para a transmissão ao vivo aqui.
22/03, 15H – AOS GUARDIÕES E GUARDIÃS DAS ÁGUAS, COM AMOR| LANÇAMENTO DA ANIMAÇÃO O QUE É ÁGUA E CERIMÔNIA DE AGRADECIMENTO A POVOS E COMUNIDADES DEFENSORAS DAS ÁGUAS. Mediadoras: Maiana Maia e Sara Pereira, FASE. Inscreva-se para a transmissão ao vivo aqui.
24/03, 10h – ÁGUAS LIVRES DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL. Mediadora: Bianca Dieile da Silva, pesquisadora na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Aruoca. Inscreva-se para a transmissão ao vivo aqui.
24/03, 19h30 – A LUTA PELA ÁGUA COMO UM COMUM NO RIO DE JANEIRO. Mediadora: Carol Rodrigues, educadora da FASE do Rio de Janeiro. Inscreva-se para a transmissão ao vivo aqui.
25/03, 10h – CERRADO EM FOCO: TRABALHANDO A GEOPOLÍTICA DAS ÁGUAS NAS SALAS DE AULA. Mediador: Valney Dias Riognato, doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, e professor do Curso de Geografia da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Inscreva-se para a transmissão ao vivo aqui.
25/03, 17h – DEFESA DA ÁGUA COMO BEM COMUM PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Mediador: Aercio Barbosa, educador da FASE do Rio de Janeiro. Inscreva-se para a transmissão ao vivo aqui.
25/03, 19h20 – CRIAÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM EM ARTES: ÁGUA E JUSTIÇA AMBIENTAL. Mediador: Fernando Leão, arte-educador do Núcleo TRAMAS da Universidade Federal do Ceará e professor da Universidade Federal do Sul da Bahia. Inscreva-se para a transmissão ao vivo aqui.
26/03, 15h – NÃO SOU EU NEM VOCÊ, É A TERRA: ÁGUA QUE NOS PERMITE VIVER. Mediadora: Zica Pires, mulher preta quilombola, de Santa Rosa dos Pretos, Maranhão, pedagoga, ilustradora, educadora popular, coordenadora do coletivo jovem Agentes Agroflorestais Quilombolas. Inscreva-se para a transmissão ao vivo aqui.
24 DE MARÇO
Transmissão virtual sobre os impactos do agrotóxicos nos territórios do Cerrado e lançamento da nova edição da Revista Cerrados
Realização: Comissão Pastoral da Terra - Articulação das CPTs no Cerrado
Onde assistir: Facebook e/ou Youtube da CPT
Data e horário: 24/03 (quarta-feira), às 18 horas
Na semana do Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, a Articulação das CPT's do Cerrado, constituída pelos regionais Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia e Minas Gerais, organiza um encontro virtual para discutir os impactos dos agrotóxicos nas comunidades, nas águas, nos rios e nas nascentes e denunciar o envenenamento de famílias camponesas pelo latifúndio. A live acontece no dia 24/03 (quarta-feira), às 18 horas, e será transmitida pela página da CPT no Facebook e canal no YouTube. Encontro também marca o lançamento virtual da 2ª edição da Revista Cerrados
Foto destaque: Acervo João Zinclar