Skip to main content

90 vezes maior que Brumadinho: Caso do Tribunal dos Povos do Cerrado é tema de investigação em reportagem do site The Intercept

A reportagem "Licença forçada: Canetada do Ibama destrava mina em MG com barragens 90 vezes maiores que a de Brumadinho", publicada no dia 11 de janeiro pelo site The Intercept, mostra os bastidores do processo de licenciamento de um mega empreendimento minerário que a empresa SAM, de capital chinês, quer instalar sobre território tradicional geraizeiro no Vale das Cancelas, no Cerrado mineiro. O projeto conta com barragens 90 vezes maiores do que a que se rompeu em Brumadinho (MG) matando 272 pessoas.

A matéria revela que o processo de licenciamento do empreendimento possui irregularidades, fragilidades legais e ambientais e favorecimentos à empresa por parte do governo Romeu Zema, do atual presidente do Ibama e do próprio procurador-geral de justiça mineiro. A investigação ainda mostra que a empresa vem assediando moradores do Vale das Cancelas para conseguir apoio ao empreendimento, que foi considerado inviável por técnicos de carreira do Ibama em mais de um parecer.

O caso de Vale das Cancelas é um dos 15 denunciados ao Tribunal Permanente dos Povos (TPP) em sua sessão sobre o Cerrado. Os casos demonstram a responsabilidade de empresas e Estados no crime de ecocídio contra o Cerrado e de genocídio cultural de seus povos.

Leia a reportagem completa clicando aqui

Saiba mais sobre o TPP aqui: https://tribunaldocerrado.org.br/


Vídeo e Imagem da introdução: Site The Intercept

 

Povos e comunidades, Águas, Conflitos