Skip to main content

Comida na mesa: a retomada de políticas de segurança alimentar e nutricional

AUMENTA O SOM! Está no ar o quinto episódio do podcast Justiça que Brota da Terra, uma produção da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado.

Neste abril indígena, a Campanha em Defesa do Cerrado lançou, em formato digital, o dossiê ⁠"Soberania Alimentar e Sociobiodiversidade no Cerrado"⁠. A publicação detalha, de maneira revisada e atualizada, o contexto justificador da acusação de Eco-Genocídio no Cerrado apresentado em novembro de 2019 pela Campanha ao Tribunal Permanente dos Povos, o TPP. A soberania e a segurança alimentar e nutricional são dimensões vitais na vida dos povos e comunidades tradicionais. No entanto, ao longo dos últimos quatro anos, as políticas e programas voltados a estas dimensões foram destruídos pelo governo Bolsonaro.

Com a eleição de Lula em 2022, começaram a ser retomados programas voltados à soberania e segurança alimentar e nutricional. Voltou o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, além de conselhos de participação social. Para falar sobre este assunto, nós convidamos Maria Emília Pacheco, assessora da Fase - Solidariedade e Educação, e membro dos núcleos executivos do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, e da Articulação Nacional de Agroecologia.

Este episódio foi apresentado por Rosalva Gomes, quebradeira de coco e artesã do babaçu do Cerrado maranhense. O roteiro é de Felipe Duran e edição de áudio de Carlos Vinicius Santos.

Faça download do dossiê "Soberania Alimentar e Sociobiodiversidade no Cerrado"⁠ clicando ⁠aqui⁠.

OUÇA AGORA O PODCAST!


 Foto em destaque: CAA NM

Soberania alimentar e agroecologia