Skip to main content

Abertura da exposição sobre a Caatinga e o Cerrado é marcada pela presença de parlamentares

Exposição “Riqueza presente, herança futura: o vai e vem do Velho Chico entre a Caatinga e o Cerrado” foi inaugurada nesta terça (03) e segue até dia 06/10 na Câmara dos Deputados

Foi ao som do pífano e da rabeca que a exposição fotográfica “Riqueza presente, herança futura: o vai e vem do Velho Chico entre a Caatinga e o Cerrado” deu as boas-vindas ao público, nesta terça-feira (03), na Câmara dos Deputados.

A mostra integra uma série de ações da Campanha em Defesa do Cerrado e da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) pela aprovação da PEC 504, que pretende incluir na Constituição Federal a Caatinga e o Cerrado como patrimônios nacionais. A abertura oficial contou com a presença das deputadas Dandara Tonantzin (PT-MG), Erika Kokay (PT-DF), Fernanda Melchionna (PSOL – RS), Flávia Morais (PDT-GO), e dos deputados Carlos Veras (PT-PE) e Nilto Tatto (PT-SP). Todos os parlamentares manifestaram apoio à aprovação da PEC 504 e à preservação dos biomas para frear os efeitos da emergência climática.

Hoje, 04/10, também é celebrado o dia do Rio São Francisco, elo entre a Caatinga e o Cerrado. “Eu e o Rio São Francisco temos duas coisas em comum: nascemos em Minas Gerais e somos fruto do Cerrado. É um compromisso da nossa geração garantir que as próximas possam viver em harmonia com os nossos biomas”, disse a deputada Dandara Tonantzin.

“Eu, enquanto coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, fico feliz de ver essa exposição neste espaço, na entrada da Câmara, essa casa que deve muito a esses dois biomas. O Cerrado é o lugar que tem sofrido maior pressão da expansão de commodities”, afirmou Nilto Tatto.

Exposição PEC fotos

Já a deputada Fernanda Melchionna lembrou que os efeitos da emergência climática já estão sendo sentidos em 2023, com ciclones no Rio Grande do Sul e a seca na Amazônia. “Em defesa dos nossos biomas e do meio ambiente, apoiamos a aprovação da PEC 504!”.

Também participaram da abertura Pedro Bruzzi, da Rede Cerrado, e Maíra Pankararu, representante indígena da Caatinga e assessora da deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG). A apresentação cultural foi realizada pelo artista Fernando Cheflera.

“Riqueza presente, herança futura: o vai e vem do Velho Chico entre a Caatinga e o Cerrado” está em cartaz de 02 a 06 de outubro, no Espaço Mário Covas, Anexo II da Câmara dos Deputados. A realização da exposição tem apoio do Instituto Ibirapitanga, da Fundação Heinrich Böll e do gabinete da deputada federal Erika Kokay.

Campanha pela aprovação da PEC 504

A campanha nacional pela aprovação da PEC 504 segue com uma petição pública para pressionar os parlamentares. Com o lema "Cerrado e Caatinga, patrimônios do Brasil: riqueza presente, herança futura", envolve dezenas de movimentos sociais, entidades e grupos de pesquisa, unidos aos povos e comunidades da Caatinga e do Cerrado. Mais de meio milhão de pessoas já assinaram a petição pela aprovação. Ao serem considerados patrimônios nacionais na Constituição, a utilização econômica dos bens naturais dessas regiões só pode ser realizada dentro de condições que assegurem sua proteção socioambiental.

Assine aqui a petição!

Fotos: Morgana Damásio/AATR

Povos e comunidades