Skip to main content

INDÍGENAS DO CERRADO

Os indígenas foram os primeiros habitantes do Brasil, antes mesmo de nosso país ter esse nome. No Cerrado, as populações mais antigas são os povos indígenas. Quando os colonizadores aqui chegaram, etnias como Xavantes, Krahôs, Xerentes, Xacriabás, Karajás, Avá-Canoeiros, entre outras, já ocupavam o Cerrado brasileiro e sobreviviam da caça e da coleta de alimentos.

Se, no passado, os indígenas enfrentaram um violento processo de colonização, atualmente eles enfrentam violentas tentativas de expulsão de suas terras – por meio de conflitos com fazendeiros e empresas – e correm o risco de perder os direitos conquistados com a Constituição de 1988. Esses povos tradicionais sempre respeitaram e defenderam a natureza, com profundo zelo e senso de pertencimento. Hoje, eles resistem para que seu modo de vida continue a existir.

Para todos nós, que vivemos em qualquer lugar do Brasil, as terras preservadas pelos indígenas representam a possibilidade da continuidade de nossa própria espécie. E não, isso não é exagero: as terras indígenas são mais protegidas do desmatamento. E, como já sabemos, quanto mais terras protegidas, mais Cerrado preservado. E quanto mais Cerrado, mais água potável para os mananciais, rios, aquíferos, fauna e flora.

São os indígenas, junto a outros povos tradicionais, que tiram seu sustento da própria terra, os verdadeiros guardiões da natureza. Eles lutam e resistem para que não só a sua própria cultura sobreviva, mas para que o Brasil seja preservado.

Para o bem de todos, o dia do índio deveria ser todos os dias. Resistir e lutar ao lado dos povos tradicionais do Cerrado é defender a vida. #EuDefendoCerrado

18011000 1314348902005906 3007958274221983696 n

Povos e comunidades, Sociobiodiversidade