#VemdoCerrado | A natureza é perfeita, disso nós já sabemos. E, no Cerrado, ela cumpre com maestria sua perfeição: seus vários elementos convivem em harmonia e vivem intimamente interligados uns aos outros. Essa perfeição também se encontra no pequizeiro, uma árvore típica desse bioma: por cima, uma copa que pode atingir até 10 metros de altura, cujos frutos são deliciosos e podem ser utilizados tanto para a alimentação humana, quanto na cosmética e até na medicina caseira. Por baixo, raízes profundas que compõem a importante floresta invertida característica do bioma.
BENEFÍCIOS DO PEQUI
Apesar de todos os benefícios dessa incrível árvore e da lei que a protege (Portaria nº 54 de 03.03.87 IBDF), o desmatamento causado pelo agronegócio pode causar sua extinção.
Mas, se de um lado temos o agronegócio desmatando, de outro temos os #PovosdoCerrado resistindo e lutando. O aproveitamento completo do pequi – polpa, madeira, óleo, folhas e castanhas – abre perspectivas mais amplas e promissoras para a agricultura familiar protagonizada por homens e mulheres que vivem no Cerrado. Extrativistas e agricultores familiares de regiões distintas têm se empenhado em um esforço contínuo de preservação ambiental associado ao uso racional dos recursos naturais. Organizados em cooperativas, associações e até microempresas, essas pessoas, ao mesmo tempo que tiram da natureza seu próprio sustento, resistem e ajudam a preservar esse importante bioma.
Outra questão primordial é a água como recurso esgotável. Quanto menos desmatamento, mais floresta invertida. Quanto mais árvores nativas preservadas, mais agricultura familiar. E quanto menos recursos hídricos utilizados de forma indiscriminada pelo agronegócio, mais água doce e potável para o consumo humano.
Cuidar do Cerrado é preservar a vida. #EuDefendoCerrado